• Ônibus para o Jardim América e Itaóca
  • Busólogo Cearense é destaque no G1
  • Operações atingem seu nono mês
  • Modelo vem para testes na capital Fortalezense

O trem metropolitano de Fortaleza

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 Marcadores: , , , , ,
O Transporte por ferrovias em Fortaleza iniciou-se em 1872, quando a Rede de Viação Cearense (RVC) pôs em operação a Estrada de Ferro de Baturité. com o passar dos anos, a ligação foi prolongada. em 1926, o Trem ia até o Crato, no Cariri cearense. por volta de 1980, os trens passaram a circular apenas na região metropolitana de Fortaleza, em duas linhas: Norte (Ligação entre Fortaleza e Caucaia) e Sul (Fortaleza à Pacatuba).

Locomovotiva Antiga. Local: Antiga oficina da RFFSA na Av. Francisco Sá.


    os vagões que faziam parte das composições eram defasados, com fabricação de 1977, e circularam até os primeiros anos da década de 2000, quando foram substituídos por vagões fabricados pela Bom Sinal, a mesma empresa que fabrica o VLT.







       Atualmente, na linha norte, circulam algumas locomotivas movidas à óleo diesel, juntamente com VLT's da Bom Sinal.

 No final da Década de 80 para o Inicio da Década de 90, foi instituído o METROFOR, para a implantação do Metrô na capital cearense.

pelo projeto inicial, o Metrô estaria pronto em 1997, mas devido a problemas encontrados na execução das obras.

depois de 15 anos da primeira data instituída para a entrega da obra à população, é colocado em operações o Metrô, durante o Governo Cid Gomes.

Inicialmente, os teste se davam entre as estações Carlito Benevides, em Pacatuba (Antiga Vila das Flores), à estação do Conjunto Esperança, em Fortaleza.
Visão da Estação Esperança, em Fortaleza.

Visão da plataforma da estação Esperança.
visão da Estação Alto Alegre, em Maracanaú.
os veículos, são fabricados pela Italiana Ansaldo Breda, e dispõe de moderna tecnologia embarcada.
Cabine do Operador


Finalmente, em junho de 2012, é inaugurado Trecho Parangaba-Esperança. nesse momento sobe para 12 o número de estações em funcionamento entre Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba: Carlito Benevides (em Pacatuba); Jereissati , Maracanaú, Virgílio Távora (Antiga Conj. Novo Maracanaú), Rachel de Queiróz (antes Pajuçara) e Alto Alegre (em Maracanaú); Aracapé, Espernaça, Mondubim, Manoel Sátiro, Vila Peri e Parangaba (Fortaleza).
Inauguração da Estação Parangaba, a 1ª estação elevada.

visão da lagoa de Parangaba
em 28 de Setembro do mesmo ano, é inaugurado o trecho Parangaba-Benfica, juntamente com as estações Couto Fernandes, Porangabussu e Benfica. esse trecho conta com uma parte elevada (entre as estações Parangaba e Couto Fernandes) e subterrânea (Porangabussu e Benfica).
em 24 de outubro foi realizada a inauguração da estação São Benedito, no centro da cidade de Fortaleza, totalizando 16 estações em operação. aguarda-se ainda, para este semestre, a inauguração das estações Xico da Silva (Antiga João Felipe) e José de Alencar. além destas, aguarda-se a conclusão das obras das estações Padre Cícero e Juscelino Kubistcheck.

atualmente, o Metrô opera em fase experimental, de Segunda à Sexta, de 8h às 12h, exceto em feriados.

Referências para o site estações ferroviárias e Metrofor.
 
Peritur © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot