• Ônibus para o Jardim América e Itaóca
  • Busólogo Cearense é destaque no G1
  • Operações atingem seu nono mês
  • Modelo vem para testes na capital Fortalezense

Cearense fã de ônibus coleciona e cria modelos em miniatura

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 Marcadores: , , , ,
Desde criança, ele gosta de andar no transporte coletivo. Paulo sonha um dia em ser dono de frota de ônibus.


Fascinado por ônibus, o morador do Bairro Cajazeiras, em Fortaleza, Paulo Lima, 17 anos, coleciona miniaturas do veículo e tem 376 desenhos.

O estudante sonha um dia ver suas criações saírem do papel e rodarem pelas ruas. "Existem linhas que não podem ser articuladas, mas podem ter um alongamento, em que podem caber um pouco mais de pessoas e assim desafogar um pouco os coletivos", diz.
No dicionário, há duas definições para quem gosta de ônibus. Busófilo é o admirador de ônibus e o busólogo é um estudioso em ônibus. No caso de Paulo Lima se aplicam os dois casos. Ele não sabe quando isso tudo começou.  Porém, sua mãe, dona de casa Ângela da Silva explica que quando ele estava com três meses vivia andando com ele e a palavra 'ônibus' está entre as primeiras que ele aprendeu. "Passeava muito com o Paulo de ônibus. Desde os três meses. Com um aninho ele falou ônibus. Quando eu ia descer do coletivo um dia quando ia levá-lo para o colégio ele chorava e não queria descer", conta a mãe.
Admiradores
No entanto, há dois anos, Paulo Lima descobriu que não está sozinho. Ele se credenciou ao Movimento dos Busólogos do Ceará. O blog da internet fala sobre os ônibus. "Lá nós conversamos sobre tudo. As linhas, os modelos, os chassis, o que pode melhorar, o que mudar, etc", afirmou.

Paulo Lima realizou um sonho na manhã desta sexta-feira (18), visitando a garagem de uma das empresas mais antigas de Fortaleza. Ele conversou com motoristas, trocadores e funcionários. E logo fez amizades. "Quando você quiser passear comigo é só avisar Paulo", brincou o motorista Jackson Távora que está no ofício apenas sete meses.
Paulo Lima aproveitou e conversou sobre mecânica e história dos ônibus com o chefe de manutenção da empresa, Raimundo Alves. "Ele me surpreendeu e sabe muito de ônibus. Se duvidar ele entende mais do que eu que tenho mais de 30 anos de empresa", disse.
Apaixonado por ônibus, Paulo Lima conta o seu próximo sonho. "Não quero ser motorista. Quero ir além. Quero ser frotista", diz. E aconselha a população que usa o transporte todos os dias para ir ao trabalho e lazer. "É importante você cuidar bem dele. Peço aqui que as pessoas valorizem mais o transporte, que não o destruam, pois ele é importantíssimo para nós", afirmou.
Fonte: G1 Notícias
 
Peritur © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot